Concurso culinário de receitas afetivas nas Instituições de Longa Permanência para Idosos em Belo Horizonte.
Visite o site do projeto.
A Organização Social Grupo Cultural Meninas de Sinhá por meio do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte (FUMID-BH) iniciou em setembro de 2021, o projeto Sabor da Memória. Após longo estudo sobre as ações, modo de execução e cronograma, o projeto foi readequado de acordo com os protocolos de segurança adotados pela pandemia de Covid-19. Nascia ali um projeto inédito para os idosos moradores das Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs de Belo Horizonte, Minas Gerais.
O projeto teve como objetivo realizar um levantamento das memórias e saberes da culinária de idosos moradores de 16 ILPIs participantes.
Um concurso foi realizado e 30 receitas foram selecionadas pela curadora do projeto, a cozinheira e pesquisadora Patrícia Brito. Vídeos dos preparos destas receitas foram gravados e disponibilizados no site do projeto e no canal do YouTube das Meninas de Sinhá, assim como estarão no livro sobre o Sabor da Memória.
A etapa seguinte do concurso foi a votação popular da melhor receita. O público escolheu a receita preferida numa votação popular pelo site e presencialmente no evento Café da Memória, alcançando um total de 11.840 votos nas receitas concorrentes. A vencedora Categoria Voto Popular foi o Pudim de Tangerina ou Mexerica, receita da Lúcia Conceição Lúcio, de 84 anos, moradora do Recanto Feliz São Francisco de Assis.
Em 26 de outubro de 2022, um júri especializado com 9 integrantes se reuniu no Café da Memória no Salão de Festas do Clube Jaraguá para a degustação e avaliação das 30 receitas selecionadas pelo projeto. O juri premiou em primeiro lugar, o Fubá Suado, receita da Ergida Alves Santos de 89 anos, moradora do Lar Recanto da Saudade. Em segundo lugar, o Feijão Tropeiro do Cícero Pereira da Silva de 75 anos, morador do Lar Santa Maria. E em terceiro lugar, o Feijão Gordo, receita do Hélio das Graças Carvalho de 72 anos, também morador do Lar Santa Maria.
Todas as 30 receitas podem ser vistas com os respectivos ingredientes, modos de fazer, fotos e vídeos no site www.sabordamemoria.com.br ou no canal do YouTube das Meninas de Sinhá.
Oficinas como Memória Gustativa; Desenho e Pintura, Brinquedos e Cantigas, Bordado e Memórias Afetivas e Intervenções artísticas com as Meninas de Sinhá fazem parte do escopo do projeto, que finaliza com o lançamento do livro Sabor da Memória em 2023.