Encontro Longeviver

O Encontro Longeviver realizou mais de 80 eventos gratuitos para o público idoso de Belo Horizonte. Com duas edições realizadas, em 2019 e 2021, o Longeviver atingiu mais de 15 mil pessoas, com o objetivo de destacar a importância do cuidado e da valorização do público idoso.

Encontro virtual com Aurélio AlfieriA primeira edição do Encontro Longeviver realizada entre setembro e novembro de 2019 teve como ideal o tema “Saberes que só o tempo constrói“. Foram 60 atrações distribuídas nas 9 regionais de BH e participação de importantes ícones da cultura popular de nosso país, escolhidas criteriosamente para agradar aos ouvidos exigentes e aprimorados de nossos idosos.

Com circuito de palestras impactante, oficinas de valorização dos saberes ancestrais e de aprendizado, apresentações de dança, música, teatro, feira de artesanato, caminhada, debates… o evento foi algo inspirador e transformador, impactou toda a cidade!

Já em 2021, ainda envoltos com a pandemia por Covid-19 o tema “Acessibilidades e inclusão digital para viver melhor” foi de imensa importância pois estimulou a participação online de muitos idosos e envelhescentes. Foram 27 atrações, todas online e estão até hoje em nosso canal no Youtube playlist Longeviver 2021.

Os Encontros Longeviver foram realizados com o incentivo do Fundo Municipal do Idoso de BH e obtiveram o patrocínio das empresas Cemig e Governo de Minas Gerais, Société Générale, ALD Automotive, Vale, Instituto Lojas Renner, Gerdau e TKE. Apoio do Cemais, Instituto Anima-UNA Galpão Cine Horto, Ibis Hotel, Fa.Vela, Projeto Gentileza e PBH.

As principais atrações de nossa programação nas duas edições foram:

  • Shows de: As Galvão, Meninas de Sinhá, Rolando Boldrin, Wilson Dias, Joaci Ornelas, Dona Jandira, Ephigênia Lopes, Mestre Conga e outros grupos e artistas,
  • Palestras com: Cláudia Alves do canal “O bom do Alzheimer“, Diva Guimarães, Avós da Razão e Laura de Oliveira no “Encontro Feminino de Atitude“, Beltrina Corte e Vera Brandão (Portal do Envelhecimento) com o tema “Longeviver para o Futuro” e muitos outros assuntos importantes e instrutivos,
  • Oficinas de: Redes sociais com Gal Rosa, Eco-jóias com Germana Arthuso, Musicoterapia com Arthur Bortolus, Sexualidade com Sandra Mallet, Amorosidade nas Práticas Coletivas com Tarcísio Homem, Cuidados com o idoso frágil com Bárbara Cabral, Customização Afetiva com a Decustume e muito mais.
  • Debates: sobre ancestralidade culinária e memórias com a pesquisadora e cozinheira Patrícia Brito.
  • Encontros: Histórias e poemas para longeviver melhor” com Alexandre Kalache, Conceição Evaristo, Seninha e Pretinha das Meninas de Sinhá. “A força ancestral feminina” com as Mulheres do Jequitinhonha, Meninas de Sinhá e Viviane Fortes.
  • Cuidando da saúde com o nosso amigo Aurélio Alfieri com o tema “Quem não se exercita, se estrumbica!,

ENCONTROS LONGEVIVER, saiba toda a programação:

PDF PARA DOWNLOAD

Compartilhe nas suas redes!!