Foto dos quatro vencedores do projeto Sabor da Memória com trofeus_ foto: Beto Eterovick
27 de outubro de 2022 Meninas de Sinhá News

Resultados Concurso Culinário Sabor da Memória

A iniciativa que busca a valorização das memórias afetivas e culinárias dos moradores das Instituições de Longa Permanência para Idosos de Belo Horizonte trouxe alegria e muitas gostosuras na festa de celebração dos vencedores do concurso, o Café da Memória.

Na tarde de ontem, 26 de outubro, um júri especializado se reuniu no Café da Memória no Salão de Festas do Clube Jaraguá para a degustação e avaliação das 30 receitas selecionadas pelo projeto que teve a curadoria da pesquisadora alimentar e cozinheira Patrícia Brito. Todas as receitas farão parte de um livro que será editado e lançado no próximo ano.

Um grupo de 9 jurados foi convidado para essa difícil tarefa, escolher as três melhores receitas do concurso. Edson Puiati, consultor, professor de gastronomia e coordenador da Frente da Gastronomia Mineira; Flávio Trombino, proprietário e chef do restaurante Xapuri, idealizador do projeto gastronômico e cultural Minas de Cabo a Rabo; Kelma Zenaide, culinarista, idealizadora da Kitutu gourmet, cozinha afetiva inspirada na tecnologia ancestral; Fátima Helena Santos de Morais, Professora de gastronomia e representante do grupo Mais Ativo do Clube Jaraguá; Darklane Rodrigues, Subsecretária Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de BH; Deborah Cezar Vieira Santos, Assessora da diretoria do Clube Jaraguá; Elias Santos,  radialista, professor universitário e apresentador do programa BH todo dia do Canal Viver Brasil; Maria de Fátima Azeredo, cozinheira e fundadora da “Divó Delícias Gourmet” e Rafael Rocha, jornalista e subeditor do jornal Estado de Minas, com experiência em cobertura de gastronomia, repórter de gastronomia e cultura alimentar em Minas Gerais no site Cumbucca, formaram o juri.

Todos avaliaram o sabor, aroma, textura, apresentação e memória de cada uma das receitas e o resultado foi uma mostra do quanto as tradições culinárias fazem parte do que somos hoje, da nossa cultura, das nossas referências alimentares.

primeiro lugar foi para o  Fubá Suado, receita da Ergida Alves Santos de 89 anos, moradora do Lar Recanto da Saudade. O segundo lugar foi para o Feijão Tropeiro do Cícero Pereira da Silva de 75 anos, morador do Lar Santa Maria. O terceiro lugar foi para o Feijão Gordo, receita do Hélio das Graças Carvalho de 72 anos, também morador do Lar Santa Maria.

O público e os convidados do Café da Memória também puderam votar e escolher sua receita preferida. A participação das ILPIs com o envolvimento dos seus moradores foi um diferencial no resultado da Categoria Voto Popular que alcançou um total de 11.840 votos nas receitas concorrentes. E com uma votação expressiva a vencedora Categoria Voto Popular foi o Pudim de Tangerina ou Mexerica, receita da Lúcia Conceição Lúcio, também carinhosamente chamada por Dona Lulu, de 84 anos, moradora do Recanto Feliz São Francisco de Assis.

Todas as receitas vencedoras e as demais selecionadas estão disponíveis no site .

Compartilhe nas suas redes!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *