Música que Transforma

O projeto Música que Transforma foi realizado entre 2018 a 2021 com o objetivo de realizar oficinas semanais gratuitas para o público idoso do bairro Alto Vera Cruz, região leste de Belo Horizonte e em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de BH e região metropolitana.

música-que-transforma

  • Oficinas de recreação e integração, realizadas em 33 ILPI’s (Instituição de Longa Permanência para Idosos) e Centros de Convivência em Belo Horizonte, atendendo a um total de 762 idosos. Foram realizados dois tipos de oficinas: Balaio de Sinhá e Brincando & Marcando Ponto. Nos links de cada oficina estão os seus respectivos vídeos, que podem servir de orientação para outros grupos de idosos construírem juntos suas próprias oficinas de brincadeiras e histórias.
  • Oficinas de formação musical e artística realizadas na sede do Grupo Meninas de Sinhá, no Alto Vera Cruz, voltadas para atender o público da regional Leste. Foram realizados sete tipos de oficinas: Artesanato, Bordado, Cantigas & Brincadeiras, Canto, Dança Circular, Percussão, Viola/Violão. Mais de 130 alunas e alunos, moradores do Alto Vera Cruz, Taquaril, Granja de Freitas, Vera Cruz, Pompéia, Tupi e Ribeiro de Abreu, frequentaram as oficinas ao longo dos anos, alcançando uma integração e aprendizados importantes para suas vivências.

Em março de 2020, diante da pandemia do Covid-19, todas as oficinas de formação, com exceção das de dança, foram adaptadas para o ensino on-line por meio de vídeoaulas e encontros no Google Meet. Os vídeos foram publicados em nosso canal no Youtube, continuando disponíveis pra quem quiser aprender.

Veja abaixo o link para a playlist:

Aqui você encontra o link para o Relatório Final do projeto Música que Transforma

Produção: Queromais Arte e Cultura e Instituto Artes, Cultura e Serviços (IACS).
Patrocínio: Vale, banco Société Générale e Loja Elétrica Ltda.
Incentivo fiscal: Fundo Municipal do Idoso, Conselho Municipal do Idoso de Belo Horizonte e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Compartilhe nas suas redes!!