Menu

Quem são as Meninas de Sinhá? 

O Grupo Cultural Meninas de Sinhá nasceu em 1996, com o propósito de entender os problemas do dia a dia de mulheres na maturidade, suas dificuldades, necessidades e angústias. Desde então, ele se tornou uma referência em Organização da Sociedade Civil (OSC) tendo como público-alvo as mulheres acima dos 50 anos de idade, em Belo Horizonte/MG, com forte atuação na comunidade do bairro Alto Vera Cruz.

O Grupo começou com encontros semanais, onde foram surgindo o cantar, o dançar, o relembrar antigas cirandas, cantigas de roda, as brincadeiras de criança… Desse resgate nasceu a vontade de preservar e divulgar cada vez mais essa cultura popular e tão saudosa ao coração. O perfil de luta e de força dessas mulheres caracteriza o grupo Meninas de Sinhá, que se destaca executando shows e oficinas que valorizam as reminiscências culturais e os saberes femininos.

Quem foi Valdete da Silva Cordeiro?

Desde criança, Valdete nunca se rendeu ao preconceito, ao estigma e ao descaso. Não fosse seu jeito resiliente e inconformado, talvez a história teria sido outra. Valdete sempre foi ativista política e social. Se existem escolas, ruas asfaltadas, centro cultural, ruas abertas e posto de saúde no Alto Vera Cruz, tudo se deve, ao menos em parte, ao dedinho de Dona Valdete. Sendo assim, todos os dias, indo para o trabalho de faxina no Centro de Atendimento ao Menor em sua comunidade, ela via várias mulheres saindo com sacolas de remédios contra depressão e, numa conversa rápida, lhe pareceu que o que aquelas mulheres precisavam era de serem ouvidas, amparadas. Então, resolveu chamar uma a uma para uma conversa informal, mas, qual não foi seu espanto, todas rejeitaram o convite dizendo que tinham roupa pra lavar, filhos e marido para cuidar, casa para arrumar… Mas Valdete respondeu: “eu faço isso tudo, mas eu vou tirar um tempinho pra gente conversar, venha vai ser bom.”

Foto de Slawek Przerwa

No dia marcado vieram quatro mulheres. E depois das quatro, vieram mais e mais… Até que o grupo chegou a 50 mulheres! 

E aí, veio a dúvida… “O que vou fazer, meu Deus, com essas mulheres, eu preciso tirar o remédio delas!” Resolveu então, reservar um dia só para brincadeiras, pois já tinham um dia para artesanato e outro para ginástica corporal.

Foi a partir desse dia de brincadeiras que nasceu o Grupo Meninas de Sinhá que originalmente se chamava grupo Lar Feliz. Quando se sentiram mais libertas e auto-confiantes resolveram inovar e se autodenominaram “meninas’. O “de Sinhá” é uma reposta à vida, que sempre nos prega algumas peripécias que não gostamos. Juntas elas têm o compromisso de levar alegria e cultura a quem delas necessite.

Atuação

Nossa OSC foi formada juridicamente em 2008 e tem promovido diversas atividades em nossa comunidade e adjacências, e também na cidade e em outros municípios. Hoje, nos orgulhamos de termos feito shows e oficinas em mais de 30 cidades do Brasil. Participamos do Brave Festival em Wroclaw/Polônia duas vezes.

Nossa organização não pára: promovemos oficinas gratuitas para o público idoso em nossa sede, oficinas em Lares de Idosos e muitos shows. Procuramos valorizar nossas 20 integrantes atuais sempre construindo oportunidades que valorizem a ancestralidade feminina. Visitamos e realizamos palestras e shows em diversas escolas, hospitais, creches e penitenciárias.

Saiba como apoiar as Meninas de Sinhá aqui
Se quiser contratar as Meninas de Sinhá para um show, oficina ou roda de conversa, entre em contato pelo email meninasdesinha@gmail.com