Category: Oficinas

Projeto Música que Transforma, aprovado pelo Fundo Municipal do Idoso, oferece gratuitamente nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI´s) e Centros de Convivência de Idosos, atividades que envolvem e inspiram no processo de valorização do idoso. São duas atividades oferecidas pelo projeto: a Oficina Balaio de Sinhá  e a Palestra de Vivência Brincando e Marcando Ponto. A partir de conhecimentos e memórias apreendidos por gerações, as senhoras com idade média de 70 anos, integrantes do Grupo Meninas de Sinhá, fazem uma abordagem lúdica através das atividades desenvolvidas, abordando elementos que remetem ao universo da cultura popular e conhecimentos que valorizam a mulher como guardiã da cultura em seu lar.

Oficina Balaio de Sinhá

Através de objetos contidos no balaio os participantes, ao escolherem um dos objetos, vão contando suas histórias, demonstrando e revivendo momentos importantes em suas vidas, que marcaram a trajetória de cada um. E apresentam tudo isso por meio de performances, conversas, brincadeiras, cantigas ou jogos.

sem título-38  sem título-52  sem título-51

     

O lançamento do Projeto foi no dia 10 de abril no Lar Frei Zacarias, localizado no Bairro Carlos Prates. A instituição recebeu a Oficina Balaio de Sinhá. As idosas acolhidas experimentaram momentos de muita emoção ao relembrar fatos, histórias e vivências do passado. No início elas estavam um pouco tímidas, mas assim que as brincadeiras começaram a timidez foi posta de lado e todas entraram na roda das Meninas de Sinhá. Foi uma manhã emocionante e ao mesmo tempo divertida.

    

          

O Projeto Música que Transforma tem o apoio do Conselho Municipal do Idoso, patrocínio da Vale, Instituto Société Générale, ALD Automotive e Loja Elétrica.  O Projeto e Captação é da Nexo Investimento Social e a Produção da Queromais Arte e Cultura.

sem título-1

Fotos: Raquel Mendes