Category: Rosário e Pião

No dia 9 de junho o Grupo Meninas de Sinhá deu início a mais um projeto, desta vez com atividades itinerantes. Balaio de Sinhá: Raiz, Agulha, Rosário e Pião vai percorrer o interior de Minas Gerais levando muita música e oficinas para as regiões visitadas. Os municípios a receber o projeto são cidades de origem de algumas integrantes do Grupo. O lançamento do projeto foi em Peçanha, na região leste de Minas. onde o Grupo foi acolhido com muito entusiasmo, alegria e participação do público, tanto na oficina quanto no show. 
Os quatro elementos, Raiz, Agulha, Rosário e Pião, serão retratados através de shows e oficinas onde o Grupo enfatizará a figura feminina como guardiã de importantes elementos culturais, seus saberes, histórias, crendices, ensinamentos e costumes familiares.

A Oficina Balaio de Sinhá se utiliza de um balaio com vários objetos inspiradores que evocam memórias antigas de vivências em família. Cada participante retira um elemento e relata o motivo que o levou a escolhê-lo, contando sobre suas experiências de vida e lembranças que são compartilhadas por todos, promovendo um ambiente saudoso de tempos que não voltam mais.

          

              

O Show Balaio de Sinhá apresentará músicas do cancioneiro popular brasileiro, pesquisadas pelas Meninas de Sinhá, com depoimentos de vida de suas integrantes do tempo em que moravam nestas cidades. Suas histórias ilustrarão a própria cultura local, dando importância ao saber popular ainda presente em suas memórias. 

             

                   

O Projeto vai passar também pelas cidades de Montes Claros, Itabira, Serro e Mutum, conforme agenda a seguir: . 

Montes Claros – 17/08/2018 – Oficina no Sobrado dos Versiani – Rua Coronel Celestino, 99 – Centro Histórico, às 15h e Show na Praça Doutor Chaves – Centro – às 19h;
Itabira – 25/08/2018 – Oficina na Galeria da Fundação Carlos Drummond de Andrade às 10h e show no Teatro da Fundação Carlos Drummond de Andrade às 19h30 – Av. Carlos Drummond de Andrade, 666;
Mutum – 05/09/2018 – Oficina no Plenário da Casa da Cultura Luxemburgo de Oliveira Bernardes – Rua Dom Cavati, 391 – Centro, às 9h e Show na Praça Benedito Valadares – Centro às 20h; 
Serro – em data a ser agendada para o mês de setembro.

Balaio de Sinhá: Raiz, Agulha, Rosário e Pião é realizado com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Coordenação de Produção:
Patrícia Lacerda

Assistente de Produção:
Elisabeth Sena 

Financeiro:
Maria Helena Batista

Fotografia e Divulgação:
Raquel Mendes