Category: Oficinas

Montes Claros, no norte de Minas, foi a segunda cidade mineira a receber o Projeto Balaio de Sinhá: Raiz, Agulha, Rosário e Pião. As atividades do projeto foram inseridas na programação oficial das Festas de Agosto, principal evento da região norte mineira, que acontece na cidade há 179 anos. 
Os quatro elementos, Raiz, Agulha, Rosário e Pião, foram retratados através de uma oficina e um show, onde o Grupo enfatiza a figura feminina como guardiã de importantes elementos culturais, seus saberes, histórias, crendices, ensinamentos e costumes familiares.

        

                                                              

O norte de Minas é a região onde nasceu a presidente do Grupo Meninas de Sinhá, Maria Gonçalves. Muito emocionada ela falou sobre a infância em Patis, sua cidade natal, e lembrou dos tempos em que viveu em Montes Claros. Agradecemos o carinho com que a cidade nos recebeu, a atenção do público com as Meninas de Sinhá, especialmente as crianças, e pela participação em todas as atividades oferecidas pelo Grupo. 

        

        

                                         

Balaio de Sinhá: Raiz, Agulha, Rosário e Pião é realizado com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Realização: Grupo Cultural Meninas de Sinhá
Coordenação Geral: Queromais Arte e Cultura
Concepção Artística: Patrícia Lacerda 
Direção Musical: Joaci Ornelas
Assistentes de Produção: Elisabeth Sena e Gabriel Carneiro 
Coordenação Financeira: Maria Helena Batista

Fotografia e Divulgação: Raquel Mendes