Category: Oficinas

O Projeto Balaio de Sinhá: Raiz, Agulha, Rosário e Pião, chegou a Itabira em 25 de agosto, com uma Oficina e um Show. O Grupo ministrou a Oficina Balaio de Sinhá na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e, mesmo com alguns imprevistos, o evento, que fez parte da programação oficial da Semana da Cultura Popular, aconteceu no horário e local programados. 
Contamos com a participação dos alunos do Programa Drummonzinhos, projeto sociocultural que existe na cidade há 16 anos. Eles participaram de todas as atividades da Oficina e alegraram o ambiente com muitas risadas e brincadeiras. Foi uma oportunidade para troca de experiências entre crianças, adolescentes e mulheres da terceira idade. 

            

            

            

            

                 

Já o show Balaio de Sinhá: Raiz, Agulha, Rosário e Pião foi apresentado no Teatro da Fundação Carlos Drummond de Andrade. 

Itabira é cidade natal da integrante do Grupo, Rosaria Madalena Andrade e também do violonista que acompanha as Meninas de Sinhá, Antonio Geraldo de Almeida. Bastante emocionados os dois relembraram a infância na cidade e contaram ao público histórias de família e fatos engraçados daquele tempo.

Convidadas pela produção, a coordenadora do Programa Drummonzinhos, Fernanda Carolina de Freitas Alcântara, e a aluna Thayná Laiane,de 11 anos, subiram ao palco e a menina recitou de maneira linda duas poesias do escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade. Por meio de estudos literários, workshops de interpretação e conhecimento corporal, os jovens integrantes do projeto tornam-se conhecedores e disseminadores da obra de Drummond.

                                                                                   

O projeto Balaio de Sinhá: Raiz, Agulha, Rosário e Pião é executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig.

Realização: Grupo Cultural Meninas de Sinhá
Coordenação Geral: Queromais Arte e Cultura
Concepção Artística: Patrícia Lacerda 
Direção Musical: Joaci Ornelas
Assistentes de Produção: Elisabeth Sena e Gabriel Carneiro 
Coordenação Financeira: Maria Helena Batista

Fotografia e Divulgação: Raquel Mendes