Category: Oficinas

A primeira palestra do Projeto Música que Transforma – Palestra de Vivência Brincando e Marcando Ponto, foi no dia 3 de Maio no Centro de Apoio Comunitário Jardim Montanhês – CAC, equipamento da Prefeitura de Belo Horizonte que oferece atividades variadas ao público da região. Cerca de 20 mulheres idosas, integrantes do Grupo Reflorescer e pessoas da comunidade, compareceram ao evento. Foi uma tarde com muitas brincadeiras, músicas antigas, lembranças e relatos de experiências sobre mudanças de vida, com intensa participação do público. Os mais jovens tiveram a oportunidade de aprender cantigas e brincadeiras da época de infância das idosas. Teve também muita emoção ao relembrar músicas que fizeram parte do passado dessas mulheres.

                

                

A brincadeira no universo do Grupo Meninas de Sinhá teve um papel fundamental pois transformou a vida de mulheres com baixa autoestima, restaurando-lhes a saúde física e mental. O objetivo principal da Palestra é proporcionar nas entidades visitadas uma mudança no cotidiano dos idosos e cooperadores que aprendem, de forma simples, que as brincadeiras transformam paradigmas. Compartilhando depoimentos, jogos, imitações, cantigas e brincadeiras, as integrantes do Meninas de Sinhá relatam suas experiências de cura e motivação vivenciados na trajetória de mais de vinte anos de sucesso do Grupo.

            

Projeto Música que Transforma, aprovado pelo Fundo Municipal do Idoso, oferece gratuitamente nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI´s) e Centros de Convivência de Idosos, atividades que envolvem e inspiram no processo de valorização do idoso. A partir de conhecimentos e memórias apreendidos por gerações, as senhoras com idade média de 70 anos, integrantes do Grupo Meninas de Sinhá, fazem uma abordagem lúdica através das atividades desenvolvidas, abordando elementos que remetem ao universo da cultura popular e conhecimentos que valorizam a mulher como guardiã da cultura em seu lar.

            

            

Música que Transforma tem o apoio do Conselho Municipal do Idoso, patrocínio da Vale, Instituto Société Générale, ALD Automotive e Loja Elétrica.  O Projeto e Captação é da Nexo Investimento Social e a Produção da Queromais Arte e Cultura.

Fotos: Raquel Mendes