Category: Shows

O Grupo Meninas de Sinhá faz uma pausa em dois projetos que estão em andamento (“Música que Transforma” e “Balaio de Sinhá – Raiz, Agulha, Rosário e Pião”) e embarca no próximo domingo – 15 de julho para Wroclow, na Polônia, com o objetivo de participar do Brave Festival, organizado pelo Song of the Goat Theatre Association, que acontece na cidade desde 2005.

Trata-se de um evento artístico direcionado para a apresentação de várias culturas e tradições de todas as partes do mundo, em particular aquelas pouco conhecidas, marginalizadas ou quase extintas. É um dos maiores festivais na região da Baixa Silésia, realizado com patrocínio da UNESCO, Ministério da Cultura Polonês e Câmara de Wroclaw. Um festival para pessoas corajosas (em inglês: brave) que falam de onde vêm, quais os seus valores, suas tradições e espiritualidades e que, acima de tudo, lutam para que sua cultura originária não seja esquecida pela geração atual e futura.
Mais uma vez, o Meninas de Sinhá será o único representante brasileiro a participar do Festival. Em 2012, quando esteve presente no evento, pôde mostrar o papel das mulheres maduras do Alto Vera Cruz como preservadoras e continuadoras de uma tradição artística em sua comunidade e na cultura do nosso país. O Grupo foi um dos assuntos mais tratados entre os jornalistas da Polônia, que ressaltaram a superação e vitalidade das idosas que tiveram a vida transformada através da inserção da cultura no Alto Vera Cruz, proporcionada por Valdete da Silva Cordeiro, fundadora do grupo.

                                                      Cortejo pelas ruas de Wroclaw no Brave Festival de 2012 – Foto: Geovana Jardim

Na época as Meninas influenciaram a criação de um coral para idosos em Wroclaw. Reportagens em revistas e blogs valorizaram este grupo mineiro de uma forma peculiar, descrevendo um importante exemplo de trabalho sociocultural para mulheres da terceira idade, a ser seguido mundialmente para que pessoas, não somente idosos, mas com problemas psicológicos e de depressão, tivessem um tratamento diferenciado e envolvente.
O tema deste ano é “Visível e Invisível”, que mostrará as culturas de diferentes povos que têm o reconhecimento de sua cultura tradicional em sua região, porém não é reconhecida, muitas vezes, pelo seu próprio país e muito menos pelo mundo chamado globalizado.
O Grupo vai levar na bagagem novas cantigas, experiências e histórias de vida que são motivação e exemplo para outros idosos e jovens.
Ter o grupo Meninas de Sinhá na programação deste importante festival é a prova de que a luta destas mulheres não é em vão e que podem realizar muito mais em seu país e fora dele.
Por não abrir mão da presença do Grupo Meninas de Sinhá no evento, a organização do Brave Festival trabalhou intensa e incansavelmente para conseguir os recursos integrais que vão arcar com os valores das passagens, hospedagem e alimentação de oito integrantes e da produtora.

                                           Apresentação no teatro de Wroclow, no Brave Festival de 2012 – Foto: Zbyszek Warzynski 

 

Confira aqui a agenda do Grupo na Polônia:

18/07 – 19h – Cortejo das Meninas de Sinhá e Ghetto Classics (Nairobe, Quênia) em Wroclaw, Polônia. Brave Festival. Local: The Old City Park, Promenada Staromiejska. 
http://www.bravefestival.pl/…/221-parada-meninas-de-sinha-g…

19/07 – 21h – Show em Wroclaw, Polônia. Brave Festival. Local: The White Stork Synagogue, Wlodkowica7. 
http://www.bravefestival.pl/…/2018/sch…/150-meninas-de-sinha

http://www.bravefestival.pl/